sábado, 23 de maio de 2015

Os 5 tipos de gajos na época de exames.


O DESINTERESSADO 
Aquele gajo que vai para os exames tão preparado como um cego para fazer tiro ao alvo. Dizer que é estudante quando lhe perguntam a ocupação é mentir. É verdade que ele está presente em algumas aulas mas daí a ser estudante vai um grande passo. Ninguém é nadador salvador só porque vai à praia. Tem exame quarta? Deixa lá isso. Se não passar pode sempre contar aquela piada gira aos novos colegas no próximo ano “estou a fazer melhoria (faz uma pausa longa) tirei 4”.


O APLICADO 
“Não vás, bebe mais um copo” é o que os amigos lhe dizem quando a três semanas do exame ele vem embora mais cedo do jantar de curso para começar a fazer as últimas revisões da matéria. É gajo para achar que nem estudou assim tanto tempo, mas na realidade vai para o exame tão preparado que caso fosse surdo conseguia fazer um ditado sem grandes dificuldades.


O MINUCIOSO
Aquele que pensa melhor o seu horário de estudo do que propriamente na matéria que vai sair no exame. Tem exame dia 9 às 11h e outro às 13h no dia seguinte. Fez as contas e se demorar 1 hora e 52 minutos a resolver o 1º exame, e se não apanhar muito trânsito na VCI no regresso a casa, vai ficar com 13 horas e 43 minutos para estudar. Tem 10 capítulos para estudar, logo fica com 82 minutos e 18 segundos para cada um.
Com estes cálculos todos é provável que fique sem vontade para estudar.


O STRESSADO
É aquele que estuda imenso mas ao contrário do Aplicado é muito inseguro. Uma semana antes do exame já está a dizer à mãe que não vai conseguir passar porque ainda não teve tempo de ler as duas últimas páginas da matéria. Para o exame leva cartão do cidadão, cartão de estudante, carta de condução, cédula militar, cartão Continente e Andante, não vá o diabo tecê-las. Claro que comprou um kit de 5 canetas azuis BIC propositadamente para o exame. E claro, vai levá-las todas ainda dentro do plástico para garantir que nunca foram usadas.


O SUPERSTICIOSO 
O gajo que não faz um exame sem a sua camisola verde da Springfield nem a sua caneta preta Mont Blanc. Tem exames à segunda, terça e sexta. Obviamente já sabe que vai ter melhor nota no de sexta porque segundo reza a lenda Japonesa Kushisake, a sexta é considerada como o melhor dia da semana para se resolver um exame escrito, desde que o estudante se sente na 3ª mesa da fila mais à esquerda da sala. Antes de começar o exame tem ainda que gritar as seguintes palavras: “Umaku iku”.
É bastante provável que seja expulso sem ter escrito o nome.

2 comentários: