quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Algo deve estar errado... A Pronúncia do Norte

Após observar uma reportagem num certo canal de TV português eu reparei que um lisboeta disse que em Lisboa é que se fala bom português e imitou o sotaque portuense numa versão mal amanhada de mirandês, isto já tinha acontecido numa novela rasca que me saltou num zapping e começa sinceramente a preocupar-me.

Eu sou do Porto e de facto temos traços muito característicos, a palavra imbecil é usada em tom de gozo e qualquer caralhada serve para soltar uma asneira, temos milhões delas mas o nosso sotaque é tão facilmente detectado como é o alfacinha, o alentejano ou até mesmo o algarvio. O que me fode por dentro é dizerem que na capital é que se fala bom português quando o bom português se fala em todo o lado, bem como o português brejeiro, calcado e doente se encontra em qualquer recanto do nosso muy pouco nobre país.

De facto o centralismo sente-se mas o que torna o Porto tão magnífico é ser uma cidade tímida mas que se entranha em nós. Há quem diga que as gentes de cá são mais hospitaleiras mas penso que isso se prenda a uma questão cultural, os bons dias e as boas tardes são parte inicial de qualquer frase no entanto também há muito cabrão por cá.

A verdade é que aqui somos mais regionalistas, amamos o nosso Norte, o nosso São João, a nossa ribeira, os nossos corruptos autarcas social-democratas e todo o bairrismo associado a isso que nos vale tanto como uma bandeira. Seja o hino "A Pronúncia do Norte" que corra o rio para o mar.

8 comentários:

  1. Já fui muito gozado (em brincadeiras) por alfacinhas por causa do meu sotaque, e eu acho que ele nem é muito forte em comparação a muitas pessoas que conheço.

    O que menos gosto dos lisboetas é mesmo essa centralização, pensam que tudo que é de lá é o melhor ou o mais correcto.

    Eu só concordo quando falam do Benfica xD

    ResponderEliminar
  2. Eu nem nisso concordo. Sou um nortenho do FCP xD

    ResponderEliminar
  3. tu em qualquer texto falas de politica! meu Deus até parece que os nossos políticos não são bons xD

    ResponderEliminar
  4. Os lisboetas acham-se melhores porque são da capital. Como se isso fosse alguma razão de jeito... Mas a verdade é que eles ficam com todos os fundos que são destinados para o Norte do país. Os espanhóis dizem que a Espanha podia ser um donut, assim não havia Madrid para lhes lixar a vida, pois calhava no sítio do buraco. Eu acho que Portugal devia ser um meio donut em forma oposta ao C, mas antes tinham que transladar a Catedral da Luz para um lugar seguro =P
    Bjs*

    ResponderEliminar
  5. Além disso foi no Norte que "nasceu" Portugal xD

    ResponderEliminar
  6. Sou de GMR mas de cada vez que atravesso o Mondego sou logo conotada como sendo do Porto, não é que me ofenda, mas irrita-me a ignorância...

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo. e detesto o sotaque lisboeta!

    ResponderEliminar