segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Algo deve estar errado... Preconceito Adolescente (Meninas)

Vou fugir um pouco ao habitual, eu sou um jovem preocupado de dois anos, sou praticamente adolescente, desta vez não vou escrever sobre nenhuma notícia, vou escrever sobre preconceito.
É certo e sabido que entre os adolescentes há uma certa competitividade, no entanto, em vez de tentarem ser diferentes, tentam ser mais e mais semelhantes uns aos outros. Isto faz com que aqueles que se vestem de outra forma, ouvem outro tipo de música ou têm por exemplo um cabelo diferente sejam postos de parte. Até aqui nada a dizer, não é nada de novo, mas o que realmente me intriga, são juízos de carácter feitos com base nos gostos de um indivíduo, principalmente a nível de vestuário. Por exemplo: uma rapariga que use decotes grandes, roupa justa, saias curtas ou calções curtas é aos olhos dos outros adolescentes uma "oferecida", uma rapariga que use roupas mais masculinas é "Maria-Rapaz", uma rapariga que goste de estar na moda é uma "pop-star" (nesta última o nome pode variar consoante o local). Isto felizmente não acontece tanto com os rapazes, mas é estranho que adolescentes, raparigas, digam isto uma das outras, porque um rapaz que tenha este tipo de preconceito é machista, preconceituoso, ignorante. Uma rapariga que faça juízos de valor deste tipo, é ainda pior, objectifica-se , trai os seus próprios direitos. Meninas algo deve estar errado, defendam as vossas cores, não as ataquem, se vocês não se defenderem ninguém vos defende.
Chega de preconceito.

 Eu não quero dizer que não existam raparigas mais "fáceis" do que outras, raparigas mais masculinas do que outras e raparigas que vivam apenas para a imagem, mas para tirarmos essa conclusões não basta olharmos para a maneira como se vestem, precisamos de conhecê-las e só depois fazer juízos de valor.

Não me esqueci dos rapazes! Também somos preconceituosos,  mas isso fica para outro texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário